
 1 

          

António Cascais (523 409) 

CONTRASTE:  

Ecuador – está em risco a  liberdade de imprensa? 
 
 
Trailer 
 
 
Sauda-vos António Cascais.  
 
 
Musik Ecuador en Giitarra 
Über Musik: 
 
 
No Contraste de hoje convidamo-lo a fazer connosco uma viagem ao Ecuador, um país da 
América Latina em transformação.  
 
Situado no norueste da América do Sul, entre a Colômbia e o Peru, o Ecuador é um país 
relativamente pequeno - com pouco mais de 13 milhões de habitantes - mas também um 
Estado com uma diversidade cultural, étnica e paisagística fora do vulgar, que o torna um 
excepcional destino turístico, com as suas praias, selvas tropicais amazónicas, montanhas 
andinas, assim como as famosas ilhas Galápagos. 
 
Mas não é sobre as riquezas e belezas naturais do Ecuador que lhes queremos falar no 
Constraste de hoje, mas sim sobre as mudanças na área da comunicação social, nos 
conturbados tempos que correm naquele país da América Latina. 
 
 
 
 
“La revolución cuidadana está en marcha!” – é este o slogan que se ouve regularmente na 
Rádio e na Televisão. De facto, o país está a mudar, sobretudo desde a eleição do Presidente 
Rafael Correa. E um dos sectores mais sujeitos à mudança é o sector da comunicação social.  
 
O governo do Ecuador reivindica para si o controlo de uma importante fatia dum mercado 
tradicionalmente dominado pelo sector privado: O mercado dos jornais, das rádios e da 
televisão.  
 
 
 
 
Outubro de 2008: É confirmada oficialmente a nacionalização de vários meios de 
comunicação social anteriormente privados, entre outros do canal TC-Television, da estação 
de rádio Super-K-800 e da TV Cable. O governo do presidente Rafael Correa alega que os 
donos desses meios de comunicação não conseguiram provar a viabilidade financeira dessas 
mesmas empresas e que, perante a total instranparência financeira, a nacionalização se tornara 
inevitável.  
 



 2 

Outra opinião tem Jaime Bayly, escritor perunano, jornalista e observador dos meios de 
comunicação social em toda a América Latina. Para Jaime Bayly é evidente que Correa não 
gosta dos meios privados, porque estes – na sua maioria – não partilham as suas opiniões e - 
consequentemente – não aprovam a sua política... 
 
 
O-TON Bayly 
“Correa que habla de todo... que quiere cambiar el mundo...  habla sobre los medios de 
comunicación. A el no le gusta que los medios de comunicación sean privados. No le gusta 
que el mercado, el publico, el televidente... elija libremente los canales que prefiere. Le 
parece que los medios privados tienen interesses subalternos. Lo que quiere el, es controlar 
todos los medios de comunicación. Porque el piensa que el propio es una alma noble y 
virtuosa, mejor que los empresarios privados. Correa sabe lo que el publico tiene que leer, 
escuchar y ver”. 
 
 
Foi em Janeiro de 2007 que foi eleito Rafael Correa. O novo Presidente do Ecuador é um 
homem que promete nada menos que uma revolução. Para uns – como é o caso do escritor 
Jaime Bayly - o Presidente Rafael Correa é apenas mais um populista sul-americano, que, tal 
como o seu amigo venezulano, Hugo Chavez, pretende eternizar-se no poder, utilizando um 
discurso anti-americano e anti-capitalista, muito popular entre as massas desfavorecidas.  
 
Para outros Correa é um homem sério e atento às causas sociais, um homem emprenhado e 
determinado, que quer distibuir de forma mais justa as riquezas do país: o homem de quem os 
13 milhões de Ecuatorianos estavam à espera...  
 
Ora é essa última, a imagem que o Presidente quer construir e fazer passar de si mesmo e para 
isso precisa dos meios de comunicação social... 
 
 
O-TON Mittschnitt Sendung “dialogo con el Presidente” 
 
 
A exemplo do que acontece aos domingos na Venezuela com o programa “Alô presidente”, 
todos os sábados os Ecuatorianos assistem ao programa “dialogo con el Presidente”, um 
programa de pelo menos duas horas de duração, difundido por várias cadeias de rádio, assim 
como pela Ecuador TV, a nova televisão pública, fundada pelo governo em 2008.  
 
Marcelo del Pozo, o director de programas da Televisão Estatal Ecuador TV explica a ideia 
que está por trás do programa “Dialogo con el presidente”... 
 
 
O-TON Marcelo del Pozo 
“Emitimos el informe del presidente... Pensamos que es un progrma importante porque da la 
oportunidad a los ecuatorianos de oír lo que piensa el presidente. Através de nosotros todo el 
pais lo ve, es una nueva manera de comunicarse.. es una nueva manera de contacto con el 
representante del poder..” 
 
 
A Ecuador TV nasceu graças à generosa ajuda de Hugo Chavez da Venezuela, como refere o 
director de programas, Marcelo de Pozo... 



 3 

 
 
O-TON Marcelo Pozo 
“El nacimiento de Ecuador TV.... se ha tornado possible gracias a una donacion del gobierno 
de Venezuela... Las instalaciones están nel antigo ministrerio de la cultura ecuatoriano... 
pequenos estudios, donde tenemos 5 editoras... Estamos en Quito, Guayaquil etc.. 9 
coberturas diferentes.... un estudio de producción de 300 m qudrados, hace 3 meses, y 
estamos acztualmente a nivel de noticias, 3 informativos.... y 15 horas semanales de 
producción... comprados programes, documentales, investigación... entrevista.... 30 % de 
nuestra programación...” 
 
 
A Ecuador TV é um projecto jovem e ambicionado. Actualmente trabalham nesta TV estatal 
150 funcionários, entre os quais 10 jornalistas, mais ou menos fieis ao programa do governo, 
colocados nas mais importantes cidades do país: Quito, Guayaquil e Cuenca...  
 
O ministério da cultura atribui à Ecudor TV uma verba anual de 5 milhões de dólares que 
serve para pagar as contas correntes, assim como os salários dos funcionários. O resto das 
actuais receitas – cerca de 15 milhões de dólares em 2008 - advem de outros ministérios e 
instituições publicas, que pagam à Ecuador TV pela difisão de spots informativos, já que os 
estatutos da EcuadorTV não prevêem a transmissão de publicidade de empresas privadas... 
 
Pergunta ao chefe da repartição de informação, Carlos Ochôa, se não haverá o risco de 
excessiva governamentalização do seu canal Ecuador TV... 
 
O-TON Carlos Ochôa, editor de informação 
“Aqui no recebimos llamadas de los ministros o del Presidente... Desde que ocupo este cargo 
nunca he hablado con el Presidente de la Republica...Claro que tenemos en cuenta que somos 
una TV publica, hablamos regularmente de lo que hace el gobierno. Las televisiones privadas 
tienen otro tipo de agenda... Nosotros no elogiamos el gobienro, solamente apresentamos lo 
que hace... hasta el momento no ha excessiva gobernamentalización... el acutal presidente es 
pluralista... no sabemos lo que va a ser quando cambie el regimen. Pero el actual presidente 
es pluralista.” 
 
O certo é que o Presidente continua a travar uma autêntica guerra com os muitos meios de 
comunicação privados que continuam a existir no Ecuador. Saliente-se que até à fundação da 
Ecuador TV existiam apenas televisões privadas no Ecuador, meios de comunicação 
pertencentes a empresários e sobretudo banqueiros, que – na sua grande maioria – rejeitam a 
programática socialista do presidente...  
 
Um dos programas mais populares e polémicos da televisão privada no Ecuador é o “Contacto 
Directo”, um programa apresentado na cadeia “Ecuavisa” pelo jornalista Carlos Vera, 
considerado o jornalista “inimigo número 1” do presidente... 
 
No seu programa Carlos Vera costuma a atacar o presidente, sem rodeios, nem papas na 
língua. Um programa que prova que a liberdade de imprensa, o direito de criticar, de facto 
ainda existe no Ecuador... Palavras expressas ao vivo pelo jornalista Carlos Vera, da TV 
privada Ecuavisa... 
 
O-TON Carlos Vera 



 4 

“El presidente con maior poder y influencia en la historia del Ecuador, y con maior control 
sobre todos los mecanismos del poder no comprió con lo que ha prometido a los 
Ecuatorianos. No logra dar empleos si no caridad. No respecta las reglas del socialismo 
democratico. No representa lo que elejimos. Con sus 1.83 m el no es grande si no alto. No 
domina su temperamento, pero es dominado por el. No ataca los delinquentes, si no los 
inocentes, por el delicto de decir las verdades. Y consequentemente su popularidad ha caido 
de 80 a 50 puntos percentuales....” 
 
Em Dezembro de 2008 a voz de Carlos Vera foi calada, durante vários dias, por decisão 
governamental. Em três dias consecutivos o governo ordenou a emissão dum programa 
especial denominado “cadena” na TV Ecuavisa,  precisamente no horário de emissão do 
“contacto directo” de Carlos Vera.  
 
O motivo apresentado são as críticas do apresentador oposicionista às politicas sociais do 
governo, mais precisamente os seus ataques contra um muito apregoado “programa de 
construção de habitações sociais.” 
 
Em várias entrevistas, difundidas na Televisão publica, o presidente continua a acusar os 
donos dos meios privados de servirem os próprios interesses em vez de servirem a 
sociedade... 
 
O-TON Correa 
“Es una situacion incestuosa. Lo que hacen muchos medios privados en Ecuador es  mesclar 
la comunicacion social con intereses economicos...” 
 
O jornalista e crítico dos media Jaime Bayly reage da seguinte forma às palavras do 
presidente ecuatoriano: 
 
O-TON Bayly 
Correa se equivoca por completo. La relacion incestuosa en mesclar la comunicación, que 
debe ser libre, el derecho a la critica de la prensa, mesclar eso con el estado, que es lo que 
quiere e... El lo que quiere hacer es controlar – como hace Fidel en Cuba y Chavez en 
Venezuela – toda la información de que disponen los ciudadanos... eso el es el incestuoso, 
quando el estado manipula el derecho del pueblo a estar informado. (...) quando hay muchos 
medios privados el publico elije: hay radios mas vulgares, hay televisones asi y asi, pero el lo 
quiere controlar todo. Eso revella su venia dictatorial.  (...) 
 
 
O Ecuador é um país rico em recursos: Bons solos para a agricultura, bom clima e sobretudo 
petróleo. O petróleo é - a par da banana - o mais importante produto de exportação do país.  
 
Mas – apesar da riqueza – os problemas económicos são grandes e, no passado, os sucessivos 
governos não conseguiram combater a pobreza que afecta sobretudo os índios e mestiços. 
 
Rafael Correa e o seu denominado “Movimiento Pais” querem transformar o Ecuador: “La 
revolución ciudadana está en marcha”, dizem. E para que todos os Ecuatorianos entendam o 
novo rumo, a revolución tenta apoderar-se dos meios de comunicação.  
 
Mas o sector privado continua muito forte e resiste à tendência. E os Ecuatorianos, na sua 
grande maioria continuam a preferir os meios de comunicação (ainda) não controlados pelo 
Estado, como explica o escritor e jornalista Jaime Bayly... 



 5 

 
 
O-TON Bayly 
Ese Correa, no es sufientemente informado para entender como funciona el mercado. Se un 
periodico cuios propietários mienten descaradamente y manipulan la información... para 
defender sus intereses economicos...  inevitablemente el publico va a dejar de leer ese 
periodico, porque el publico no es tonto. El pueblo elige el periodico al que le cree más. Se 
un invertor privado monta un periodico para mentir sistematicamente el pueblo no va a 
comprar ese periodico. (...) Correa crea que el pueblo es idiota, que es un rebano de ovejas, 
cree que el pueblo no se va a dar cuenta que el pueblo es mentiroso. (...) se equivoca y sigue 
esa politica intervencionista que es contra la libertad, la libertad de expression...  
 
 
Musik 
 
 
Ouviram: Contraste sobre a crescente governamentalização dos meios de comunicação social 
no Ecuador. Um programa da autoria de António Cascais. 
 
 
 
 


